segunda-feira, 4 de julho de 2011

*10 coisas que eu odeio no Burlesco*

*
Hum, assunto delicado esse das coisas que odeio no meio que eu mais amo. Já falei dos meus pet peeves, e agora é hora de falar daquilo que me tira do sério. MESMO.

Mimimi
Não, não a minha querida Demoiselle Mimi Mi. Mas as intriguinhas e "diz que me diz" de qualquer meio artístico me irritam demasiado. Não há uma forma certa ou errada de fazer burlesco, logo ninguém é melhor ou pior do que as outras. Apenas diferente.

Meias que desfiam
Preciso comentar? Meias finas são lindas, mas a maioria é praticamente descartável. Awell... será que consigo deduzir do imposto de renda como material de trabalho?

Lesões musculares
E machucados afins. Perdi a conta de quantas vezes eu me machuquei no palco. Bem, são ossos do ofício.

Acessórios perdidos
Não é comum que "dêem a elza" nas coisas que jogamos no canto do palco. Mas que acontece, acontece. E é chato pra caramba.

Pessoas que querem "olhar com as mãos"
Sim, eu estou tirando a roupa no palco. Não, isso não te dá licença para passar a mão onde bem entender. Olhar pode. Interagir também. Mas tocar, só se eu pedir, ok? (E eu geralmente só peço para minhas amigas na platéia. XP).

Música muito baixa ou desregulada
É muito mais gostoso dançar com a trilha em alto e bom som!

Superfícies escorregadias ou que "pegam"
Eu adoro dançar. Fato. Mas não me peça pra dançar naquele balcão de mármore que tem 40 centímetros de largura e nenhum apoio ou num palco com carpete cheio de instrumentos. O burlesco fica muito mais bonito quando feito num espaço apropriado e sem provocar acidentes.

Produção que não sabe o que quer
Quer contratar um show burlesco? Yay! Mas... você sabe o que é burlesco? Depois de combinada a data e analisado o material, decida o que quer e tente não mudar de ideia na última hora. Performance é algo que exige planejamento e ensaio. 

Público morto (ok, blasé)
Você percebe a diferença quando vê um vídeo de uma dançarina norte-americana ou inglesa e presta atenção no público. Ânimo, meu povo! Não é só porque não pode meter a mão que não se pode assoviar, aplaudir e gritar. Burlesco é algo divertido, e sim, rir é permitido.


Quem confunde produção burlesca com carnavalesca
Ok, vou culpar Walter Pinto por este item, uma vez que foi ele o responsável por adaptar o figurino das Ziegfeld Girls ao gosto popular brasileiro no Teatro de Revista. Mas é triste ver figurinos incríveis no burlesco internacional e saber que estes irão ser imediatamente confundidos com fantasias de carnaval se usados no palcos brasileiros. Oy vey.
Foto de Talulah Blue. Todos os direitos reservados. Eis uma produção que você não vai ver na Sapucaí.
(Uma dica pra quem QUER fazer figurinos e leques de pena - Compre em outubro. São quando chegam os estoques na 25 de março. O período entre fevereiro e outubro é pobríssimo em matéria de plumas).

Nooooossaaaa, como eu sou chata!!! Claro que o show-biz não é só glitter e champanhe. O post de amanhã é um pouquinho mais doce. Ok, BEEEEEEEEM mais doce. "10 tipos de comida que eu adoro". Yay!
*

P.s.: Além do meme dos 30 dias, o que você quer ver por aqui. Aceito pedidos!

Um comentário:

  1. não acho que é ser chata rs
    quem dança ou trampa com isso sabe que são essas pequenas coisas que irritam muito. os grandes problemas acontecem e a gente contorna, mas esses pequenos nos tiram do sério...

    ResponderExcluir