sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

*"Check-list" Burlesca (ou como começar a montar um acervo pin-up): Sete de Ouros*

*
Ao contrário do que se poderia pensar, tirar a roupa sobre um palco não é algo que se faz rapidamente, nem a baixo custo. Ou você acha que a performance se resume àqueles 5 ou 6 minutos em que se conta uma história e se seduz a platéia? Ninanina-não. Até porque é preciso criar a história e escolher a trilha perfeita. É preciso que haja roupa para tirar, e uma bela lingerie para revelar. Ou algo divertido por baixo de tudo aquilo. You gotta have a gimmick!

Betty Hutton concorda!
Quem dá os primeiros passos neste universo, seja dançando ou produzindo, nem sempre sabe por onde começar. O que ler, onde estudar, o que comprar... Repito: Não é barato ser uma dançarina burlesca. Meias finas, cílios postiços (sem falar na cola), maquiagem, produtos para o cabelo, sapatos deslumbrantes sobre os quais se consegue dançar, lingeries... E isso é apenas o começo! Temos que disputar as penas de avestruz a tapas com carnavalescos boa parte do ano, garimpar uma boa costureira, estudar movimentos de palco ou passos de dança e nos acostumarmos a nunca sair de casa sem alfinetes, cola, linha e agulha.


Um parênteses: Minhas sinceras desculpas a quem não tem um senso de comunidade, but darling... it's your loss. O que era o meu blog quando comecei a dançar acabou se transformando em um espaço que atinge e ajuda a quem quer saber mais sobre este assunto. E que pode divulgar a todo mundo que quer um espaço sob este holofote coberto de glitter. Unindo o útil ao agradável, e aproveitando o ensejo de uma pergunta que me foi feita no facebook, esta seção nasce com o objetivo de convidar performers e dançarinos desta (e, quem sabe, de outras áreas) para responder às seguintes questões:

Listinha de compras é essencial!
Quais são as coisa básicas que um dançarino burlesco deve ter ou adquirir para começar?
O que faz parte da sua lista de compras profissional?
No que você investiu quando começou a se apresentar?
Foto: Guilherme de Almeida
 

Sete de Ouros, primeiro e único dançarino de boylesque no país, é também o primeiro a responder. Sim, porque além de um fofo e excelente profissional, ele também dá aula e entende a ansiedade de quem ensaia os primeiros passos sobre um palco.

Bem, além de todo o material necessário para pasties (incluindo a cola), cílios, fitas de renda (sempre benvindas, podem se tornar ótimos acessórios)... brocal e glitter nunca são demais (vão para o rosto da mesma forma que para os mamilos, ou somente para serem jogados aos montes pro alto). Uma vasta coleção de meias de todos os tipos, spray fixador para cabelo, toalha de mão (sempre levo duas comigo) e uma barra de chocolate (serotonina para qualquer ansiedade ou baixo astral momentâneo).

O dançarino recomenda não se desfazer das meias rasgadas, que podem ter os mais variados usos.



Entre os itens "pseudo-inusitados" que ele mantêm a mão, estão:

Bexigas pretas, silver tape, tesoura, alfinetes, luvas de látex (pois sou mestre em deixar coisas caírem em lugares indevidos), sacolas plásticas, lenços umedecidos (para as rápidas trocas de make), e elástico. Eu sempre tenho rolos de elástico de tecido em espessuras diferentes, branco, preto e tom de pele. Levo sempre uns pares, eles prendem cabelo, meias com elásticos frouxos, alças de bolsa... apertam até camisas!
Outra dica para as meninas: camisinha! Sempre viram elásticos de cabelo de última hora... ou então... (rs). Faço, da minha malinha de mão, uma bolsa a lá Félix. Tem de quase tudo!

Sete de Ouros conta que fez seu primeiro investimento para o boylesque em cinta-ligas.

Cinta-liga não é liga, menino!

Eu já tinha algumas meias de figurino teatral, mas precisava dos demais apetrechos. A minha primeira compra foi de ligas, calcinhas que coubessem confortavelmente minhas coisas, e soutiens. Os primeiros itens para performance, pois como não sou menina não tinha as lingeries, foram papel cartão e brocal para os primeiros pasties.

Quer mais? Siga o blog e não perca os próximos posts! Domingo você conhece o segundo filme da lista dos indispensáveis!

#alittlesomethingextra: Esmaltes e batons vermelhos são itens de baixo a médio custo que acrescentam um toque pin-up a qualquer produção, por mais simples que seja!
*

Espero que a primeira semana do ano tenha lhes tratado bem! E que a segunda seja ainda melhor!

xoxo

sweetie B.

2 comentários: