sábado, 21 de janeiro de 2012

*"Check-list" Burlesca: Sweetie Bird*

*
Oba, chegou minha vez! Quem acompanha minha carreira deve imaginar que acumulei uma certa quantidade de coisas nos cinco anos em que tenho pintado, bordado e vez por outra até dançado em cima dos palcos burlescos brasileiros.

Foto: Guilherme de Almedia para o The Burlesque Takeover
Minha mala de figurinos pesa mais de 30kg, sem contar acessórios e sapatos. Se eu tivesse espaço físico hábil para organizar tudo, ocuparia um guarda-roupa grande. Pudera, montei mais de 22 performances ao longo do tempo. Algumas coisas tem que ser refeitas, e boa parte dos tecidos já residem na cômoda que abriga apenas isto: tecidos para figurino. Meu quarto, aka meu mundinho cor-de-rosa, poderia passar por um misto de armarinho, oficina de costura e camarim. 

A penteadeira foi a inspiração para o blog. Foto: Thiago Marzano
Alguns figurinos requerem meses de planejamento e trabalho, e dias manejando a máquina de costura. Outros consigo montar com pouco mais de um exercício mental e uma visita aos meus brechós favoritos. Algumas adaptações, a re-apropriação de peças de outros figurinos (é preciso um mínimo de organização para isto, ou pode ficar confuso), um toque de mix e match e a lembrança constante de duas máximas que regem minha vida: "Keep it simple, stupid" e "Make it work".

Keep calm and watch Project Runway!
Claro que o exercício constante do olhar muda algumas coisas em quem se dedica ao burlesco. Não sei mais comprar lingerie para o dia-a-dia. Não consigo mais olhar roupas com os mesmos olhos. Compro 3 ou 4 pares de cada cor de meia cada vez que preciso repor o estoque, e adquiro cílios postiços  a granel. Fiquei exigente com meias arrastão, e só compro as que possuem uma quantidade mínima de lycra. 

Foto: Ana Stein
A construção do figurino após semanas de pesquisa... Foto: Thiago Marzano
Meu vestido de banana em estúdio Foto: Alex Korolkovas
E sobre o palco. Foto: Acervo Cabaret Nostalgique
 Uma olhada rápida para o meu tumblr - Butterscotch and Soda, que criei para reunir rapidamente as coisas que mais me inspiram online, entregam minhas influências. Tudo o que é adorável e brilhante, cores de doces, o lifestyle lolita e himegyaru, dançarinas burlescas de todas as épocas e glamourosas loiras de décadas passadas são apenas a ponta do iceberg. E não é porque conheço melhor o meu personagem do que conheço a mim mesma que vou deixar de investir e estudar, até porque o "método" prega a construção contínua e a imersão do mesmo. Para citar Stanislavski, "Se você conhece os pensamentos do seu personagem, as expressões vocais e corporais apropriadas seguirão naturalmente". Ok, ok... chega de nerdismos teatrais. Vamos falar do mais doce e do mais amargo elemento do showbusiness: o investimento.

Figurino inspirado em sweet lolita para Dr. Sketchy's
Quais são as coisa básicas que um dançarino burlesco deve ter ou adquirir para começar?
Uma das coisas que fez com que eu me apaixonasse perdidamente pelo burlesco foi o fato de ele incorpora TUDO o que eu aprendi ao longo dos anos. Costura, modelagem, edição musical, expressão corporal... Além de aproveitar o que eu já sabia, o burlesco me estimulou a buscar mais, a fazer aulas de dança, a ler tudo o que eu pudesse sobre o assunto, a me investir.
Entre todas as coisas que um performer deve ter para começar, destaco o prazer em aprender e a capacidade de se apropriar de referências de maneira única. É importante também ter um domínio mínimo do inglês para ler os textos no original (preciso falar que é necessário GOSTAR de ler?) e uma conexão a internet. E amor próprio (duh!). Todo o restante se adapta.

Cinco anos atrás, no finado e saudoso Loveland... Foto: Thiago Marzano
O que faz parte da sua lista de compras profissional?
CDs virgens, fita dupla face, pistolas de cola quente, tecidos, linhas, agulhas, fitas de cetim, entretela grossa, glitter, alfinetes de segurança, primer para o rosto, cola de cílios, cílios, spray de cabelo e maquiagem. Meu baby-liss anda encostado porque meu cabelo está curto demais para fazer muita coisa - tenho feito minha peruca se pagar nos últimos tempos, mas ter um é essencial.
Para quem tem um personagem mais volátil (ou quer ter mais de um), perucas são um excelente investimento. Economizam tempo nas noites em que troco de figurino 3 vezes (incluindo cabelo e maquiagem) e poupam meu cabelo fragilizado pela química. Gastei um bom tempo procurando uma peruca que coubesse no meu orçamento e tivesse o efeito desejado, ficando parecida com a maneira como arrumo o meu cabelo. Quem, como eu, optar por uma sintética, pode diminuir o efeito artificial com um pouco de pó translúcido ou talco para disfarçar o brilho.
Strass, longas luvas de cetim e pérolas (uma preferência pessoal) são outros itens que vivem na minha sacola de compras. 
Força na peruca! Foto: Acervo Festa Carroussell
No que você investiu quando começou a se apresentar?
Sapatos sobre os quais pudesse dançar, roupas feitas para tirar e aulas de dança. E como eu acredito em aprender fazendo, montei uma primeira performance confusa, cheia de referências, misturando dança do ventre, jazz e Hedwig & the Angry Inch. O figurino tinha correntes, véu, uma cenoura e uma cueca de caveiras. Don't ask.
As performances subsequentes foram criadas em volta de elementos que eu já possuía. Investi, pouco a pouco em um par de luvas aqui, um de meias ali, calcinhas interessantes, criatividade e até um curso de fabrico de lingerie.
What's next? Elementos de cena são importantes e valem quanto pesam. E mesmo quando a ideia não funciona (como atestam os mais de 15 metros de cetim de decoração branco guardados no meu acervo), o material nunca será desperdiçado.

Lingeries com ar vintage funcionam em qualquer situação. Foto: Acervo Festa Regaço
Não sabe o quanto investir no seu primeiro figurino e tem medo de gastar demais? Calcule um orçamento que se pague em até 3 apresentações, e comece com algo mais simples. É como disse Einstein: "Se você não puder explicar algo com simplicidade, é porque não entende o assunto bem o suficiente".

*

Assista aos musicais, leia livros, cuide de você mesmo(a) e não fique apenas na frente do computador. A inspiração, como a verdade, está lá fora.

xoxo

sweetie B.

2 comentários:

  1. Post super simpático e útil! Eu me identifico bastante com vc no modo de ser; essa coisa de botar a mão na massa sem medo de ser feliz!XD
    Acho engraçado quando as pessoas se surpreendem ao saber que uma roupa ou cosplay que visto foi feita por mim. Parece que pras pessoas comuns a atividade criativa é algum tipo de dom sobrenatural,hehehe... =^o^=

    AMEI sua pendeadeira!E ainda por cima tinha um frasco de FarAway alí!!! Adoro esse perfume, usei o meu até a última gota!XD

    Continue essa série de dicas/entrevistas que são uma delícia de ler! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Vejo que você é uma profissional completa, Sweet Bird (gostei da sua personagem Holga). Um grande abraço.

    ResponderExcluir