domingo, 15 de janeiro de 2012

*"Check-list" Burlesca: Bellatrix Purr*

*
A convidada desta semana para falar dos itens indispensáveis a quem quer se aventurar no universo é Bellatrix Purr. Ativista pelos direitos e bem-estar dos animais e vegetariana, a dançarina é uma combinação purrrfeita de sensibilidade artística e uso de diferentes modalidades de dança.


O personagem foi criado por Beatriz Costa, sem muito planejamento, após começar a ter aulas de dança burlesca.  "Sempre quis o palco e amei a ideia de dançar para um público, mas achava que não tinha habilidades nem corpo pra entreter - até que fui colocada pra me apresentar junto às outras alunas do curso em um evento da escola. Dois meses após o debut, estava estreando em uma casa noturna e de lá pra cá não quis mais me afastar do palco".
Incorporando a diva, em estilo hip-hop, na Festa Carroussell
Gatos, a estética fetichista, o uso abusado de clichês e dos ícones pops, e as divas feministas do cenário musical são paixões que movem Bellatrix. 

"Prefiro sempre improvisar o máximo em minhas performances, de forma que possa alinhar a vibe do momento, com a minha e a do público. Prefiro muito mais o neo-burlesco, mas às vezes gosto de passear pelo burlesco mais clássico e tradicional. Posso ser ingênua em um número e provocante em outro, mas sem perder o controle nem relaxar na atitude", conta a dançarina.


Entre as coisas básicas que um performer deve ter para começar a se apresentar, Bellatrix Purr lista itens que não podem ser adquiridos, como auto-confiança, paixão pelo palco e desejo de se entregar ao público. Ela explica que nenhuma performance fica realmente boa sem essa entrega. 

"Depois é preciso adquirir tudo aquilo que será usado no palco - de figurinos, maquiagens, produtos para cabelo a tudo o mais que servir como elemento cênico (que pode ser qualquer coisa que o performer sentir que deve usar pra contar sua história).
Além disso, é preciso assistir a outros performers, aprimorar expressões faciais e corporais, estudar muito e aprender alguns passos básicos de dança - e tudo isso não só pra começar, mas pra manter sempre em dia."

Na sua lista de compras para o palco, estão "Pasties, meias, figurinos, sapatos, luvas, produtos de cabelo, maquiagem, mídias, acessórios, lingeries, corsets, perucas... e eu poderia continuar escrevendo infinitamente, porque não existe uma lista fixa. Tudo depende da performance para a qual você se planeja".

Quanto aos investimentos feitos para começar a se apresentar, Bellatrix lista aulas de dança e os itens mais usados em figurinos: "lingeries, meias (muitas meias), corsets e pasties, além de maquiagens".

"Pasties, meias 7/8, ligas, laquê, fita dupla-face e uma música que expresse o momento são indispensáveis. Os primeiros itens que comprei foram as lingeries. Sempre dei preferência às calcinhas de algodão, sem renda nem nada".
Imagem encontrada aqui: http://mrsbelalugosi.tumblr.com/post/15372739189

É, lingerie para o palco é lingerie para o palco! Ou melhor, figurino! São itens que costumam não ser muito baratos, mas que geralmente se mostram um excelente investimento. Uma das apoiadoras do The Burlesque Takeover, a Pink Delicatessen está com um baú de ofertas bem bacana, a partir da próxima semana. Clica lá no facebook para saber mais!
*

A série de posts continua na próxima semana e hoje à noite posto o 3º filme na lista dos que DEVEM ser vistos! Aguardem!

*

Mil desculpas a quem foi à festa Carroussell ontem e não me viu por lá. Sei que desculpas não consertam o acontecido, mas acho importante o registro aqui. Como sabem dancei no Clube Glória na sexta à noite, e fui direto de lá dar aula ontem pela manhã. Após 6 horas de aulas de inglês, em pé, estava caindo de cansaço. Cheguei em casa para dormir um pouco às 5 da tarde. O pouco virou muito, e acordei no susto às 5 da manhã. Sei que exaustão não é desculpa, mas não consegui acordar e acabei não me apresentando ontem.

Minhas sinceras desculpas à equipe da festa e a quem esperava me ver dançar. Espero poder consertar de alguma maneira e que essa tenha sido a primeira e única vez que tal coisa aconteceu. Já deixei alguns amigos de sobreaviso para me ligarem sempre que estiver em tais circunstâncias novamente. Viu? Vale até balde de água gelada!

xoxo

Sweetie Bird

3 comentários:

  1. estou adorando essa chek-list ! tambem sou ativista e sou vegana !
    teria como voce fazer um post sobre dark cabaret ? pesquisei algumas coisas mas nao entendi muito bem certas coisas D:
    e sobre voce nao ter aparecido por estar exausta é compreensivel, todos tem seus momentos em que precisam parar, mesmo que por algumas horas ...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sweetie Bird,

    sou muito suspeita para declinar qualquer comentário, portanto vou dizer apenas que adoro essa menina, e torço muito pelo seu sucesso.

    Beijos
    Jussara

    ResponderExcluir