quinta-feira, 30 de junho de 2011

*Burlesco em São Paulo*

*

Como uma das primeiras dançarinas a abraçar o estilo no país, sempre me perguntam quem mais pratica o burlesco no Brasil. Bem, acho mais fácil falar de São Paulo, até porque o neo-burlesco acabou se concentrando por aqui.

Não, não é bairrismo, mas um fato. De vez em quando alguém me aponta para uma atriz ou artista em outro estado, mas no geral são projetos de cabaré. E cabarés podem até ter burlesco, mas nem todo burlesco é feito em cabaré.

O neo-burlesco pôs os pés em São Paulo pela primeira vez em outubro de 2006, na pessoa de Michelle L'amour, que veio para a inauguração do finado (e saudoso) Loveland. Embora o número dos performistas ainda se conte nas duas mãos, o espaço e a procura pelas apresentações tem crescido. Não dá para dizer ainda se é a demanda que regula a oferta, ou vice-versa, mas com a exposição na imprensa e a permanência da estética pin-up na moda, oportunidades e curiosidade não faltam.

No finado Loveland, em 2007.
O fato é que há, hoje, uma nascente cena neo-burlesca no Brasil. E estas são as pessoas que a compõem:

Fascinatrix

Signo: Sagitário
Histórico: Apaixonada por musicais antigos e pelo glamour das décadas de 1930 e 1940, começou a dançar burlesco após a vinda de Michelle L'amour para o Brazil, em outubro de 2006.  Participou de grandes eventos, fez uma apresentação na novela global "Viver a Vida" e foi entrevistada pelo Jô.
Formação: Bailarina clássica, é formada em Hotelaria e hoje estuda canto e diversos estilos de dança para teatro musical.
Marca registrada: Movimentos clássicos, corsets, sofisticação. Lembra as femme fatales dos filmes noir.

Sweetie Bird

Signo: Aquário com ascendente em Sagitário e lua em Gêmeos.
Histórico: Entusiasta de musicais de todas as épocas e do visual retrô, estreiou nos palcos do Loveland em dezembro de 2006. Já se apresentou por todo o país, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Vitória, Bahia, Ceará, Piauí e Amazonas. Integra o grupo de sexy house Female Angels como dançarina pin-up e é uma das idealizadoras do The Burlesque Takeover.
Formação: Fez vários cursos livres na área de moda, incluindo fabrico de lingerie. Estudante de jornalismo, começou a estudar dança após estrear no burlesco para se aperfeiçoar. Estudou balé clássico, jazz, sapateado americano, dança do ventre e canto para musicais.
Marca registrada: Clichés, kitsch, humor vintage e nerd, referências orientais, fetiche. Se diverte girando pasties e seu sutiã é tamanho 44DD. Apesar de ouvir sempre que se parece com a Marilyn Monroe, sua maior heróina platinada é a Mae West.

Demoiselle Mimi Mi

Signo: Aquário com ascendente em Leão.
Histórico: Pupila de sweetie Bird, construiram seus laços de amizade sobre a trilha sonora de Rent e na construção de seu personagem. Prefere musicais mais recentes e começou a dançar em fins de 2009. É uma das idealizadoras do The Burlesque Takeover.
Formação:  Estudante de História especializada em arte e corpo, tinha por única experiência a prática da dança Koi. É praticante de suspensão e da body art e integra os elementos das mesmas ao burlesco.
Marca registrada: O estilo teatral e cômico, o exagero, referências nerd, a androginia e a coreografia de eventos. Tem 108 cm de quadril, e seu estilo lembra o das "abusadas" dançarinas da República de Weimar.

Lady Burly

Signo: Aquário
Histórico: Professora e profissional da dança, é uma das que nutrem uma grande paixão pelos musicais antigos. Começou a dançar burlesco em 2009 e a ministrar o primeiro curso regular do estilo, no Brasil, em outubro de 2010. 
Formação: Estudante de balé clássico desde os 4 anos de idade, é proficiente em balé, dança do ventre, dança indiana, street, jazz e danças vintage, como can-can, charleston e swing.
Marca registrada: Humor, coreografias elaboradas, curvas rubenescas. Lembra uma hiperativa melindrosa da década de 1920.

Cheesecake Xck

Signo: Peixes
Histórico: Estreiou no burlesco em outubro de 2010 e se apresentou em casas como o At Nine e o Clube A. Suas produções e performances tem, geralmente, um dedinho ou mais da figurinista Duda Gonzalez. Se define como show-girl.
Formação: Bailarina clássica e do ventre, escolheu se aventurar neste gênero de dança ainda mais sensual. Suas referências são as artistas da virada do século XIX, o cabaré francês o orientalismo.
Marca registrada: Faz um show mais sensual e menos humorístico. Tem um foco no glamour, no cabaré, no fetiche da dominação feminina, e no auto-intitulado "strip-chic". Lembra uma dançarina de cabaré francês do fin de siècle.

Bellatrix Purr

Signo: Escorpião
Histórico: Começou a dançar em janeiro de 2011 com Lady Burly. Se apresenta na festa Carroussell do Kitsch Club.
Formação: É aluna do curso regular de burlesco ministrado por Lady Burly, e parte da Cia. C'est Vintage. Também tem experiência com jazz, ballet clássico e hip-hop.
Marca registrada: Uso de músicas e referências pop, movimentos felinos e iconografia fetichista. 

Clóris Fontainebleau

Signo: Libra
Histórico: Começou a dançar com Bellatrix Purr em janeiro de 2011. Se apresentou em festas do Clube Outs e em edições da festa Carroussell do Kitsch Club.
Formação: É aluna do curso regular de burlesco ministrado por Lady Burly , e parte da Cia. C'est Vintage. Tem formação na área de dança do ventre tribal.
Marca registrada: Performances mais teatrais e com um ar mais sombrio, meio freak.

Sete de Ouros

Signo: Gêmeos
Histórico: Primeiro dançarino de boylesque no Brazil, começou a se apresentar em fevereiro de 2011. É apaixonado por clips de música pop com referências retrô e pelo trabalho de Bob Fosse e usa desta inspiração para seu personagem.
Formação: Professor de hip-hop, estudou na Escola de atores Wolf Maya e estudou balé clássico e jazz. Pratica pole-dance com grande habilidade, se destacando pelos movimentos elásticos.
Marca registrada: Coreografias contemporâneas, androginia, transgressão de gêneros, trejeitos característicos do estilo Bob Fosse de musicais.

Se esqueci de alguém, por favor me avisem. Estas são as pessoas que hoje, de fato, dançam burlesco PROFISSIONALMENTE no Brasil.
.


O Burlesco em São Paulo tem uma página no facebook. Curta para ficar sabendo de quem, quando e onde se tira a roupa com classe e bom-humor na cidade.
.
Você sabia que há uma rede social voltada a quem faz burlesco e gosta da estética vintage? É o Retrotease, site que reúne mais de 1700 pessoas ligadas diretamente ao gênero, de todo o mundo. Me adicionem lá!
*

sábado, 18 de junho de 2011

*Pré-estréia do The Burlesque Takeover*

*
Se eu não estivesse tão cansada da gig de ontem e tão dolorida (quem mais quase quebra o braço passando hidratante na perna?) estaria muito mais ansiosa. Daqui a pouquinho (depois de uma soneca pelamordedeus) já começo a me preparar para a pré-estréia e lançamento do Media Kit do The Burlesque Takeover.

Tem mais detalhes na matéria que escrevi para o Sexo na Cidade aqui



Nosso projeto também está no Catarse, rede de crowdfunding. Clique aqui para colaborar com a invasão do burlesco. Hoje São Paulo. Amanhã, o mundo!
*

sexta-feira, 10 de junho de 2011

*#FF: Haters gonna hate*

*
Gostaram do layout novo? Estava planejando mudar há um tempinho, mas quando achei o fundo perfeito me levou menos de 20 minutos para refazer o header e trocar tudo.
.
Amanhã, segundo minha agência me conta, danço em Catalão - GO com as Female Angels. Embora há rumores de cinzas vulcâncias alcançando o centro-oeste, tenho mais medo do ar-condicionado do avião.
É, as cinzas vulcânicas levaram a melhor. Não vai rolar gig amanhã, por motivos desconhecidos. Bem, mais tempo para trabalhar no Press Kit.
.
Além da correria com o The Burlesque Takeover esta semana (nosso pré-evento está marcado, vem gente!), esta semana, outra constante notável foi a quantidade de mimimi circulando por aí. Sério, esse povo não tem nada de útil pra fazer que tem que perder tempo achando defeito na vida dos outros?
.
Então os links desta semana revolvem ao redor disto: drama, babaquice e um tequinho de amor.


Haters gonna hate!

Uma carta de ódio ao Burlesco - Borelesque
10 perguntas para uma rotina de beleza vintage - Modern Retro Woman
Meu novo background e todo tipo de imagem vintage incrível - The Graphics Fairy
Como usar boinas e evitar o congelamento do cérebro à moda antiga - Bobby Pin Blog
Stripper, fotógrafo de nu, dona de boutique erótica: como casais que trabalham com erotismo lidam com o ciúme - Sexo na Cidade


*

Se agasalhem bem e tenham um finde quentinho!



xoxo

sweetie Bird

terça-feira, 7 de junho de 2011

*I Burlesc Festival @ Carroussell*

*
Sábado passado fui ver de pertinho e prestigiar o I Burlesc Festival na festa Carroussell da Kitsch Club (escrevi sobre a festa aqui, pra quem quiser saber mais).


Se apresentaram Lady Burly e suas alunas, Bellatrix Purr e Clóris Fountainebleau, além de um stripper masculino. Muito bacana a iniciativa do evento, apesar de (cof cof) acreditar que há algumas coisas a melhorar.


Meninos da festa, que tal apresentar as dançarinas no próximo festival? Deem um tempinho para as pessoas se preparem para a performance, criem suspense, e deem uma música de intervalo ou uma pausa para respirar entre um e outro número. Vai ficar ainda mais incrível.


Amei a discotecagem divertida, a TV passando Jaspion sobre o bar e os bons drink (sic). E, claro, a fotografia irretocável de Luis França.

Não acreditam em mim? See for yourself!

Lady Burly e Clóris Fontainebleau ao centro
Bellatrix Purr e Lady Burly
 


Um guaxinim e um tanuki



Clóris Fontainebleau
 




Bellatrix apresentou um número inspirado em "Like a Virgin", da Madonna






Clóris Fontainebleau






e Lady Burly



Olha, mais fotos do guaxinim!






*